Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema suspende atendimento ao público, a partir de segunda (23)

Ação é necessária e segue decreto municipal que anuncia Estado de Emergência no Município de Araras e que prevê várias medidas emergenciais no combate ao coronavírus (covid-19)

Dentro das medidas de combate ao coronavírus (covid-19), o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) suspendeu os atendimentos ao público, que ocorrem no Centro e no CAM Guerino Bertolini, na zona leste. Entretanto, os serviços estarão à disposição dos munícipes por meio dos telefones: 3544-7043/3544-3858/3543-5514/3543-5518 e pelo site da autarquia www.saema.com.br, por onde é possível ser obtidos serviços, como: segunda via de fatura, relação dos débitos (extrato de débitos), Certidão Negativa de Débitos, histórico de consumo, pagamentos efetuados e consulta de tarifas.

Saiba como se cadastrar no site da autarquia:

Outros serviços – Os serviços de instalação, separação e mudança de cavaletes, troca de hidrômetros, ligação de esgotos estão suspensos. Já os de reparos de vazamentos, desentupimento de esgotos funcionam normalmente. Bem como o atendimento 24 horas do 0800 014 4321. Nos serviços internos do Saema haverá revezamento dos servidores.

As ações atendem ao do Decreto Municipal que anuncia Estado de Emergência no Município de Araras e que prevê várias medidas emergenciais no combate ao coronavírus (covid-19), doença que causou uma pandemia e crise mundial e vem assustando toda a população, que foi assinado pelo prefeito Junior Franco, e anunciado na manhã desta sexta-feira, dia 20.

O anúncio ocorreu no próprio gabinete do prefeito, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, sem a presença de público, para evitar aglomeração de pessoas. Participaram do anúncio o prefeito Junior Franco, o vice-prefeito e presidente do Saema, Carleto Denardi, o secretário da Saúde, Itacil Luiz Zurita Filho, e o secretário de Governo, Felipe Castro.

Já as medidas emergenciais constantes neste Decreto Municipal envolvem os setores público e privado, e são decisões do Comitê Governamental de Combate ao Coronavírus, chefiado pelo prefeito Junior Franco.

No setor público, o Decreto prevê que todos os atendimentos da Prefeitura serão fechados a partir de segunda-feira, dia 23, forçando a não circulação de pessoas na cidade. Servidores públicos com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças graves também serão dispensados – estarão à disposição para trabalho em casa. Exceto equipes da saúde, segurança e demais setores que executam serviços essenciais. Nos serviços internos da Prefeitura haverá revezamento dos servidores.

Consta no Decreto Municipal, para o setor privado, a recomendação para o fechamento do comércio, com exceção de quem comercializa produtos de primeira necessidade, como alimentos, remédios e combustíveis. O documento decreta, também, a obrigatoriedade do comércio que se manter aberto a se adequar às condições preventivas, seguindo normas da OMS (Organização Mundial de Saúde), como a limitação de pessoas num mesmo ambiente, distanciamento entre as pessoas, oferecer boas condições de higiene e até flexibilizar o horário na hora de atender os clientes.

A decisão da recomendação para o fechamento do estabelecimento cabe ao próprio comerciante. Neste primeiro momento, o prefeito optou em fazer a recomendação para o fechamento dos estabelecimentos que não comercializem produtos de primeira necessidade. Entretanto, se o governo municipal perceber que essas ações não forem suficientes para combater a proliferação do vírus, medidas mais drásticas deverão ser tomadas nos próximos dias.

Antes deste Decreto, a Prefeitura já havia tomado várias outras medidas de prevenção: suspensão da Festa de Aniversário da cidade, suspensão dos eventos públicos, suspensão das aulas nas escolas municipais e suspensão das atividades esportivas, culturais e sociais.

Outra recomendação da Prefeitura, neste momento, é que as pessoas passem a cumprir o isolamento domiciliar, ou seja, evitar circulação nas ruas. “Temos que entender a gravidade do momento. Peço a todos que tenham consciência e evitem ao máximo sair de casa, até mesmo praticar esportes em locais públicos, seja na academia ou nas praças ou parques da cidade”, comentou o prefeito.

“Estamos preocupados com a possibilidade do aumento de casos da doença no Brasil e temos que fazer nossa parte, aqui em Araras. A melhor recomendação é o isolamento domiciliar e evitar contato com pessoas que tenham algum sintoma”, sugeriu o prefeito Junior Franco.

Os detalhes das novas medidas com a do Estado de Emergência estarão no Decreto Municipal, a ser publicado ainda nesta sexta-feira. Abaixo, o resumo das principais medidas.

Medidas emergenciais adotadas anteriormente pela Prefeitura:

• Suspensão da Festa de Aniversário da cidade

• Suspensão de todos os eventos públicos

• Suspensão das aulas nas escolas municipais

• Suspensão das atividades esportivas, culturais e sociais

• Manutenção da merenda escolar para famílias necessitadas

• Higienização dos ônibus a cada parada no Terminal Urbano

• Kit de higienização para as viaturas da Guarda Civil Municipal

• Suspensão temporária de consultas, encaixes exames de rotina

• Restrições nas salas de espera das unidades de saúde

 Novas medidas preventivas:

Fechamento dos locais de atendimento ao público da Prefeitura

Para evitar a circulação de pessoas, todos os locais de atendimento ao público da Prefeitura serão fechados a partir de 23 de março: Ganha Tempo, CAM Guerino Bertolini e CAM Antonio Casadei. Outros locais terão atendimento com restrições.

 Dispensa de servidores municipais

Estarão dispensados a partir do dia 23 de março para isolamento domiciliar os servidores municipais com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças graves. Estes estarão à disposição da Prefeitura para trabalho em casa. Exceção para quem atua em setores de serviços essenciais. Cada Secretaria terá autonomia, também, para trabalhar em escalas, por revezamento, para evitar a aglomeração de pessoas num único ambiente.

 Remanejamento de servidores

O Decreto Municipal prevê a possibilidade de remanejamento de servidores de uma secretaria/autarquia para outra, para possibilitar a execução de serviços essenciais.

 Suspensão do corte de água

O Saema decidiu que não vai cortar a água de nenhum imóvel por falta de pagamento, temporariamente. Não haverá perdão de dívida, e sim a suspenção temporária do corte por inadimplência.

 Suspensão do prazo para requerer isenção do IPTU

O prazo desta solicitação, junto ao Ganha Tempo, terminaria no final de março. A decisão foi suspender o prazo, ou seja, não será necessário requerer a isenção temporariamente. Posteriormente a Prefeitura comunicará novas medidas. As datas de vencimento do imposto se mantém conforme os respectivos carnês já entregues.

 Recomendação para fechamento do comércio

Decreto recomenda o fechamento do comércio, com exceção de quem comercializa produtos de primeira necessidade, como alimentos, remédios e combustíveis. O documento decreta, também, a obrigatoriedade do comércio que se manter aberto a se adequar às condições preventivas, como a limitação de pessoas num mesmo ambiente, distanciamento entre as pessoas, oferecer boas condições de higiene e até flexibilizar o horário na hora de atender os clientes.

 Recomendação para cancelar eventos privados

Todos os eventos públicos foram cancelados. A recomendação da Prefeitura é que os eventos sociais, esportivos, culturais e religiosos já agendados pela iniciativa privada sejam também cancelados. Nenhum alvará será expedido para novos eventos.

 Recomendação de isolamento domiciliar

Outra recomendação é que as pessoas passem a cumprir o isolamento domiciliar, ou seja, evitar circular nas ruas. A recomendação é não sair de casa, até mesmo para praticar esportes em locais públicos, seja na academia ou nas praças ou parques da cidade.

Comunicação Saema/ Secom Prefeitura de Araras