Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Decantador da Estação de Tratamento de Esgoto recebe concretagem

Presidente do Saema vistoriou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto e sistema alternativo

O vice-prefeito e presidente do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), Carleto Denardi, acompanhou, na última quarta-feira, dia 18, a concretagem do primeiro decantador da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), bem como as obras do projeto alternativo.

“Estamos preocupados com o despejo do esgoto in natura no rio e estamos fazendo estas obras conjuntas para resolvermos de uma vez por todas esse problema que se arrasta desde 2015. Só hoje, foram 270 metros de cúbicos de concreto para a laje do decantador. E os serviços estão sendo realizados em diversas frentes, como pré-tratamento, lagoa de aeração, tratamento de lodo com leito de secagem de lodo e desinfecção de efluente”, explica Denardi.

As obras, previstas para serem concluídas no segundo semestre de 2020, vão possibilitar que a cidade volte a tratar o esgoto, o que não acontece desde 2015. Quando a ETE estiver em funcionamento, todo o esgoto irá direto para o sistema de pré-tratamento, onde passará por estruturas que permitem a remoção das partículas mais pesadas. Em seguida, o material passará pela lagoa de aeração para receber tratamento com bactérias aeróbicas (com oxigenação) e, de lá, segue para os decantadores, onde acontece a separação do lodo (material orgânico) da água. A água ainda passa por um processo de desinfecção antes de ser devolvida, já tratada, para os rios.

Sistema alternativo – Carleto Denardi, também acompanhou a alvenaria da caixa de distribuição do sistema alternativo de esgoto, que está sendo construído paralelamente à reformulação da ETE. O sistema, aprovado pela Cetesb, visa tratar o esgoto com uma eficiência de 70%, para aí sim depois ser despejado no rio.

Comunicação Saema