ECONOMIA

Saema apresenta Programa de Redução de Perdas de Água e Energia em coletiva

O objetivo é reduzir custos e desperdícios de água e energia da autarquia

 

 

Nesta sexta-feira (28) o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) apresentou à imprensa o Programa de Redução de Perdas de Água e Energia.

O principal objetivo do programa, que possui várias etapas é reduzir os custos e desperdícios de água e energia da autarquia. “Formou-se uma equipe entre profissionais altamente capacitados da autarquia, que fizeram vários levantamentos e estudos para que pudessem chegar às ações propostas neste programa. Algumas destas ações já foram implantadas e outras estão em fase de estudo, porém, os primeiros resultados apontados já mostraram que o município terá muito a ganhar com o programa”, comenta o presidente do Saema, Rubens Franco Junior.

 

Ações realizadas e resultados

 Dentro do programa, uma das ações para redução de perdas de energia, é a revisão de contas e o ajuste da demanda contratada. "Esta ação já foi realizada e continuará sendo acompanhada. Como resultado primário, já tivemos uma redução significativa dos valores pagos, sendo cerca de 20% nas unidades avaliadas. Esta ação pode chegar a gerar uma economia de 160 mil reais em um ano”, conta Franco.

Já em relação à redução de perdas de água, a ação de pesquisa de vazamentos vem sendo realizada desde o segundo semestre de 2016. Nesta ação, equipes realizam uma varredura em todos os bairros da cidade para identificar os vazamentos e tratá-los. “Desde o início desta ação, já foram localizados mais de 230 vazamentos invisíveis pelo município e já foram reparados mais da metade deles. Estima-se que esta ação possa gerar uma economia de mais de um milhão de reais em um ano”, explica o presidente. Franco ainda ressalta que o Saema está tomando todas as providências para ampliar a mão de obra e maquinário necessários para a realização da inspeção das redes com maior agilidade.

 Outras ações apresentadas estão em fase de estudo para garantir que os resultados sejam amplamente satisfatórios. Dentre as principais ações em perdas de energia, apontamos: instalação de banco de capacitores, revisão dos painéis elétricos, manutenção e substituição de bombas, medições individualizadas, instalação de equipamentos geradores de energia e automação e controle.

Das principais ações em perdas de água, destacamos: atualização e regularização do parque de hidrômetros, instalação de macro medidores, instalação de válvulas redutoras de pressões, identificação e correção de vazamentos, substituição de redes, implantação de novos reservatórios e combate a fraudes e inadimplência.

 

 

Camila Heloíse/Saema 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa