Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema realiza palestra de Conscientização e Combate ao Câncer de colo uterino (Março-Lilás)

Saema realiza palestra de Conscientização e Combate ao Câncer de colo uterino (Março-Lilás)

Evento organizado pela CIPA foi realizado no Auditório Dácio Carneiro, na sede da Autarquia 

Nesta terça-feira (26), o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) promoveram uma palestra alusiva ao março Lilás, mês de conscientização e combate ao câncer de colo uterino.

Para debater o assunto, o professor dos cursos de Biomedicina da FHO, Dr. Fernando Russo Costa Bomfim, trouxe o tema “Câncer de colo uterino, prevenção é o melhor caminho”.

Adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças, como cardiovasculares, respiratórias crônicas, renais e diabetes.

Conhecer os fatores que aumentam as chances de desenvolver essas doenças permite que as pessoas possam evitá-los, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as chances de adoecer.

Fernando citou os principais fatores de risco que são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer.

Já a empreendedora Marcela Barbosa, consultora de imagem e saúde da pele, da Mary Kay, trouxe a palestra intitulada “Saúde da pele e a importância da Autoestima”.

O evento voltado principalmente às colaboradoras da autarquia, abordou esse importante assunto que teve como objetivo esclarecer as formas corretas de se maquiar e higienizar a pele, além de sorteio de brindes entre os presentes.

Comunicação/Saema