Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema aumenta em 80% captação de água do Rio Mogi Guaçu

Saema aumenta em 80% captação de água do Rio Mogi Guaçu
Medida visa preservar águas das represas por conta da forte estiagem


No sistema de captação foram feitas ligação em série das bombas e ampla limpeza as margens do rio

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) passou a captar cerca de 80% a mais de água bruta do Rio Mogi Guaçu com mudanças realizadas no sistema.

A operação realizada corresponde a ligação em série das duas bombas do sistema de captação proporcionando aumento na vazão em mais de 11 milhões litros de água por dia, passando de 13.824.000 milhões de litros/dia para 25.056.000, gerando aumento de 80%.

A medida, que visa preservar a captação de água das represas nesse período de forte estiagem, pode diminuir de 12 a 13 milhões de litros de água por dia nas captações das represas.

Antes da mudança 70% da água distribuída na cidade vinha das represas José Ometto (Sobradinho)/João Ometto Sobrinho (Água Boa) e Santa Lúcia/Tambury, enquanto que 30% vinham do Rio Mogi Guaçu. Com a mudança, passou para 55% de água do Rio Mogi e 45% das represas.

Ainda no sistema de captação do Rio Mogi Guaçu foram realizadas manobras de desassoreamento onde encontram-se as bombas de captação de água bruta, além de ampla limpeza as margens do rio.

Comunicação/Saema