• Print Friendly, PDF & Email

Água de Araras continua em 1º lugar em qualidade, aponta pesquisa

11/09/2019

Araras está no topo do ranking de abastecimento de água. A lista é composta por 12 municípios região.

A água captada, tratada e distribuída pelo Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Araras) segue em primeiro lugar em qualidade. A afirmação é da empresa INDSAT – Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos, que realizou a pesquisa em mais 11 cidades da região do aglomerado de Piracicaba.

De acordo com a pesquisa, o abastecimento de água voltou a ficar próximo do grau de excelência este ano, atingindo 793 pontos. A classificação é atribuída aos serviços públicos que superam 800 pontos. O cálculo de satisfação leva em conta a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados. 

O índice de satisfação é resultado de um cálculo realizado pela INDSAT, que leva em conta os critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Só em Araras, 400 pessoas participaram da entrevista. 

Segundo a INDISAT, para 94% dos moradores, o abastecimento de água é “ótimo” ou “bom”. Avaliações “regulares” fecharam com 4%. “Ruim” ou “péssimo” somam 2%. Moradores com Ensino Superior são os mais satisfeitos com o serviço prestado. Quando a faixa etária é levada em conta, a aprovação é maior entre pessoas com mais de 31 anos de idade.

Em 2018, o serviço prestado pela Saema atingiu 800 pontos pela primeira vez no início do ano. No 3º trimestre, o segmento conseguiu 808 pontos.

Para Ari Osvaldo Fischer Filho, presidente do Saema, esse resultado positivo demonstra que a autarquia continua no caminho certo, sempre priorizando a qualidade da água e de todos os serviços. “Temos equipes trabalhando 24 horas tanto no tratamento da água como em outros setores para oferecermos água e serviços de qualidade à nossa população”, explica Ari.

Araras e outras 11 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba começaram a fazer parte das pesquisas da INDSAT no 4º trimestre de 2017. A empresa realiza 4.800 entrevistas trimestrais da região. Ao todo, 36 municípios do Estado de São Paulo estão dentro da cobertura do município.

A empresa responsável pela análise é composta por pesquisadores, jornalistas e publicitários, que utilizaram uma como base a Pesquisa de Opinião, realizada com alto rigor metodológico exigido pelo mercado. O objetivo da pesquisa, de acordo com a INDSAT, é manter os cidadãos bem informados e promover melhorias necessárias.

A INDSAT já começou a divulgação dos primeiros resultados para as Eleições Municipais de 2020. O objetivo é apresentar a movimentação trimestrais dos pré-candidatos até outubro do ano que vem.

Telefone de Emergência 24 horas

0800 014 4321

Copyright © 2018 - Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras. Todos os direitos reservados.