Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

VISITA NA ETA

Saema recebe visita de alunos na Estação de Tratamento de Água

 

Alunos do INSA e da ETEC Alberto Feres conheceram a sede da autarquia e participaram de um bate-papo sobre o uso consciente da água

 

 

Terminou nesta terça-feira (22) as visitas de escolas à ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade. Com o objetivo de intensificar a campanha sobre o uso consciente da água e ampliar os conhecimentos sobre recursos hídricos em Araras, o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município) recebeu nos últimos dias a visita dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora) e alunos do 1º e 2º ano do curso de Meio Ambiente da ETEC Prefeito Alberto Feres.

 

Durante os dias de visita, os alunos conheceram as dependências da ETA localizada na sede do Saema, no bairro Jardim Cândida. Acompanhados pelos profissionais da autarquia, as crianças do INSA assistiram vídeos informativos sobre o desperdício de água e aprenderam sobre os processos de tratamento que ocorrem na ETA. Elas também fizeram perguntas sobre a distribuição de água da cidade e os cuidados necessários para que a água se torne potável.

Para Cinthia Dezzoti Luiz, coordenadora do INSA, a visita reforça o que as crianças aprendem em sala de aula. “Os livros da rede ensinam sobre a economia de água e a sua importância para a vida. É importante que a gente mostre como é feito o tratamento da água para eles para que possam dar a real importância ao assunto. Eles são o futuro, e são eles que vão aprender e ensinar para os pais a economizar”, disse.

Alunos do curso de Meio Ambiente participam de bate-papo

Além de conhecerem os processos de tratamento de água da cidade, os alunos do curso de Meio Ambiente da ETEC Prefeito Alberto Feres, também participaram de um bate-papo com o presidente do Saema, Felipe Beloto.

O presidente recordou o período de crise e racionamento enfrentado pelo município e as práticas que foram adotadas a fim de evitar o desperdício. “Sem as chuvas e sem as medidas que foram tomadas naquele período, não iríamos conseguir normalizar o abastecimento. Porém, é preciso continuar com as práticas diárias de economia, já que a captação, tratamento e distribuição da água envolvem muitos gastos”, disse. 

 Para o professor e coordenador do curso de Meio Ambiente, Alceu Seixas Júnior, a visita à ETA é um incentivo para os alunos. “Durante o curso, eles aprendem bastante sobre o tratamento da água e produtos químicos que são utilizados no processo. A visita aqui e o bate-papo com eles é importante para reforçar a consciência ambiental de todos, já que o desperdício em todo o País é muito grande. Estar em contato com profissionais que possam tirar dúvidas e nos mostrar que podemos ser melhores e mais conscientes é uma ótima experiência”, comenta. 

A visita dos alunos faz parte da semana de intensificação da campanha “Água: Use, Não abuse – A economia PRECISA continuar”.

 

Camila Heloíse/Saema