Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

TECNOLOGIA

Saema visita Estação de Tratamento de Esgoto de Piracicaba

 O objetivo da visita foi conhecer a tecnologia utilizada na ETE que chega a tratar mais de 80% do esgoto 

 

 

Acompanhados por Rubens Franco Junior, presidente da autarquia, o diretor do Departamento de Engenharia, Murilo Costa e os engenheiros Oswaldo Buzolin e Diego Bonetto, realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte do Caixão, em Piracicaba/SP.

 A ETE de Piracicaba, responsável pelo tratamento de mais de 150 mil habitantes do município, funciona por sistema de lodo ativado aeróbio (não produz gás sulfídrico (H2S), causador do mau cheiro).

 De acordo com o presidente, o objetivo da visita foi acompanhar de perto o processo utilizado na ETE de Piracicaba, que atualmente trata mais de 80% do esgoto coletado. “Em Araras, estamos seguindo a todo vapor com a obra da nossa ETE e esperamos que o município também possa um dia ser referência na eficiência do tratamento de esgoto. Visitar cidades como Piracicaba, proporciona um conhecimento maior quanto à realidade física e o funcionamento avançado da estação. Assim, estaremos sempre atentos às tecnologias e melhores custos, para que possamos atingir o que a população ararense espera”, disse.

 

 

Na ocasião, os representantes do Saema conheceram o laboratório de análises e todos os processos que ocorrem nos tanques e decantadores, removendo impurezas e separando o lodo, até a devolução do efluente tratado ao rio Piracicaba.

 O presidente do Saema Franco ainda destacou a preocupação ambiental do Saema no município. “A obra da ETE é discutida e acompanhada diariamente por profissionais. Estamos fazendo desta, nossa principal ação no momento em Araras, com foco em proteger o meio ambiente e garantir o serviço de qualidade que a população merece”, conclui.

 

Andamento da obra do PAC do esgoto

Feita por meio do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, já está na reta final a instalação da tubulação do esgoto no trecho da Avenida Dona Renata e a Avenida Fábio da Silva Prado (cruzamento da Delegacia). Esta tubulação irá interligar a que foi projetada para coletar o esgoto de bairros da zona norte da cidade com outra já concluída, instalada na Avenida Oswaldo Menegasso. 

 

Camila Heloise/Saema