Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema realiza melhorias na captação de água do Rio Mogi Guaçu

Saema realiza melhorias na captação de água do Rio Mogi Guaçu
Com a mudança espera-se captar 13 milhões de litros de água bruta por dia a mais

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) vem realizando manutenções e melhorias no sistema de captação de água bruta do Rio Mogi Guaçu para aumentar a sua captação dentro dos próximos dias.

Entre as mudanças está a colocação em operação de duas bombas, que já existem, ligadas em séries, passando a captação dos atuais 170 litros por segundos (média de 14 milhões de litros por dia) para 320 litros por segundos (média de 27 milhões litros/dia), quase dobrando a sua capacidade, com aumento de 13 milhões de litros de água bruta por dia.

O município consome em média, nos dias de hoje, 46 milhões de litros de água por dia e cerca de 72% da água vem das represas José Ometto/João Ometto Sobrinho (Água Boa) e Santa Lúcia/Tambury, enquanto que 28% são captadas do Rio Mogi Guaçu.


Bombas ligadas em série aumentarão a captação de água do Rio Mogi Guaçu

Estiagem
A falta de chuva vem acendendo o alerta e a estiagem já provoca consequências no abastecimento de água em algumas cidades no estado de São Paulo, como o caso de Bauru que colocou em prática o rodízio de água no mês de abril.
Preocupado com a situação o Saema faz um alerta para que a população economize e faça o uso racional da água, pois com a chegada da estação seca, a situação pode se agravar ainda mais, especialmente com a atuação de um bloqueio atmosférico que inibe o avanço de frentes frias capazes de organizar instabilidades e chuva significativa como vem apontando os órgãos meteorológicos.

Comunicado/Saema