Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema faz apresentação sobre a qualidade da água, na Câmara Municipal

Nilman Krebsky, responsável técnico pelo tratamento de água do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) participou, na última segunda-feira, 27 de maio, da Tribuna Livre, na Sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, Krebsky fez uma apresentação e explicou as etapas e como é realizado o tratamento da água oferecida à população de Araras.

Primeiramente, foi explicado como e de onde a água é captada, passando por todas as etapas: entrada de água bruta da Represa Hermínio Ometto e Represa Antônio Meneghetti. Krebsky falou que atualmente não está captando água do Rio Mogi Guaçu por economia de energia elétrica e pelas represas estarem cheias. Após a captação, a água passa por processos físico-químicos e de esterilização bacteriológica realizados na ETA (Estação de Tratamento de Água), onde todas as formas de organismos patogênicos são eliminadas, obedecendo à Portaria de Consolidação nº 5 de 28/09/2017 Anexo XX, do Ministério da Saúde, que define os parâmetros e a frequência do monitoramento que devem ser realizados no controle de qualidade da água produzida e distribuída.

Na apresentação, Krebsky falou também do controle da qualidade da água que é realizado por várias empresas, destacando que tanto as represas quanto os reservatórios com a água tratada são analisados também periodicamente pela empresa terceirizada ECO System – Preservação do Meio Ambiente, pela Vigilância Sanitária do Município e pela Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Na ocasião, foram apresentados e distribuídos aos vereadores e vereadoras os últimos laudos, que atestam a qualidade da água.

Após a apresentação, os vereadores fizeram questionamentos, que foram prontamente respondidos, como: não ser possível a contaminação da água por conta de um vazamento no cano da rua, pois a pressão que sai é maior do que a que entra. Outra dúvida foi sobre o consumo: se o mesmo está maior e, se com a liberação de novos empreendimentos, o Saema consegue abastecer. A resposta foi simples: sim, o Saema está preparado para distribuir água para os novos loteamentos e, quanto ao consumo, o mesmo diminuiu. Capacitação para os funcionários e se água da torneira é realmente potável também foram temas abordados.

Nilman garantiu a qualidade da água quanto à potabilidade, explicando que a água que sai da torneira é muito mais confiável do que outras formas de distribuição, pois a água corrente corre menos risco de contaminação.

No encerramento, os vereadores e vereadoras agradeceram as explicações e parabenizaram a capacidade do técnico, bem como toda a equipe do Saema, na pessoa do presidente Ari Osvaldo Fischer Filho.

 

Comunicação/Saema

Site Oficial: www.saema.com.br

Fanpage: www.facebook.com/saemaararas

Administrativo: (19) 3543 5500 | Atendimento ao Público: (19) 3544 7043

Assessoria de Imprensa: imprensa@saema.com.br