Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Participantes de oficinas dos Cras visitam obras da ETE

Os assistidos das oficinas dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) das regiões Leste, Norte e Sul visitaram as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), nos dias 11, 12 e 14 de junho.

A iniciativa é uma atividade extracurricular do Projeto Técnico-Social (PTS) realizado pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por meio do PTS (Projeto Técnico Social).

Segundo a assistente social e responsável técnica pelo PTS – Esgotamento Sanitário Saema, Angelita Silva, a ação visa apresentar aos assistidos pelos Cras como funciona o afastamento de esgoto realizado hoje e como será tratado o esgoto com a obra pronta. “Vimos aqui como podemos ajudar no tratamento de esgoto a partir de casa. Cada um sairá daqui como propagador de boas atitudes no trato com o esgoto, que muitas vezes não nos atentamos, como jogar pó de café ou óleo na pia, por exemplo. Vimos ainda que o óleo vira uma espécie de pedra lá no Poço de Visitação (PV)”, destaca Angelita.

Na oportunidade, a assistente de Projetos Sociais Júnior da região de Piracicaba, Alice dos Santos Acioli e Silva, falou sobre o trabalho da Caixa no cuidado não só com habitação, mas com as pessoas.

A Obra da ETE –  No final de 2018, o Saema deu início às obras de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto, no final de 2018. Depois de anos sem tratar seu próprio esgoto, agora a construção da nova ETE é uma realidade, com previsão de término das obras no final de 2020. A empresa Augusto Velloso Engenharia S/A foi a vencedora da licitação.

O projeto da nova ETE prevê a utilização do processo de lodo ativado, com aeração prolongada (Etapa A). Essa fase é composta de tratamento primário, estação elevatória de esgoto, lagoa aerada, decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo e desinfecção de efluentes. A Estação terá capacidade de tratar 100% do esgoto doméstico, com 70% de eficiência. Uma segunda etapa do projeto prevê mais dois decantadores, leito de secagem e serviços urbanísticos, chegando a 95% de eficiência de tratamento de todo o esgoto produzido na cidade.

Comunicação/Saema

Site Oficial: www.saema.com.br

Fanpage: www.facebook.com/saemaararas

Administrativo: (19) 3543 5500 | Atendimento ao Público: (19) 3544 7043

Assessoria de Imprensa: imprensa@saema.com.br