PAC 2
Execução de obra de saneamento do PAC cumpre cronograma previsto
A obra compreende a construção da Estação Elevatória de Esgoto, instalação de ventosas na linha de recalque e construção de redes de esgoto
A obra de construção de redes e elevatória para a melhoria da coleta e tratamento de esgoto da cidade de Araras já está 50% concluída. Em março deste ano, Felipe Beloto, presidente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município) assinou a ordem de serviço para a conclusão das obras lineares do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
A empresa contratada foi a Baseplan Construtora Ltda EPP, que ficou responsável pela implantação de interceptores em trechos descontínuos e a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto Norte (EEEB Norte).
De acordo com Beloto, 50 % da obra já está concluída. “Na construção da Estação Elevatória de Esgoto, a parte civil já está concluída. Já estão prontos o tanque de recepção e bombeamento, a casa de gerador e o fechamento em gradil, a próxima etapa é a montagem hidráulica e a instalação de equipamentos”, explica.
O presidente da autarquia, que visitou a obra nesta quinta-feira (6), também explicou que já foram construídos 3.158,65 metros de redes de esgoto, de um total de 5.424,94 metros (58% concluído), atendendo o cronograma previsto até o momento.
A obra
A obra compreende a construção de 200 metros do chamado Interceptor Arary, na Fazenda São Vicente, zona norte. O interceptor possui tubos de 400 milímetros de concreto armado, numa extensão de cerca de 200 metros. Com vazão de 50,32 litros por segundo, esse interceptor será o responsável pela coleta do esgoto captado por meio de outro emissário que já está instalado atrás da propriedade, e vai conectá-lo à rede principal, sob a Avenida Fábio da Silva Prado.
Também integra a obra, a implantação da Linha de Recalque Norte, sob a avenida Fábio Prado, com a instalação de três válvulas ventosas e um emissário de esgoto da margem esquerda da avenida Dona Renata, com início no cruzamento com a Fábio Prado, seguindo rumo à zona leste, até chegar à Estação de Tratamento de Esgoto.
Camila Heloíse/Saema