INFORMAÇÃO
Entenda mais sobre valores na conta de água, hidrômetros e vazamentos
O Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras – Saema, orienta para que os munícipes fiquem atentos à conta de água. Todas as informações necessárias sobre leituras e consumo estão descritas na conta.
Em caso de dúvida, entre em contato com o Saema para obter maiores informações e orientações.
Notei que a minha conta de água veio com um valor maior do que o comum, o que pode estar acontecendo?
Muitos fatores podem influenciar nisso, entre eles está o erro de leitura, hidrômetro obstruído, vazamento visível/não-visível no local, dificuldade de acesso ao relógio para leitura ou o próprio consumo, já que o valor do mínimo passou de R$ 19,40 para R$ 24,79 e o mínimo de 18m³ passou para 10m³. Sendo assim, para cada excedente, é cobrado um valor acima, de acordo com a tabela de valores das tarifas de água e esgoto, vigente desde abril de 2016 (Resolução Ares-Pcj Nº 132, de 02 de Março de 2016 – Link: http://goo.gl/aaWiJK).
Por que o Saema realiza a troca de hidrômetros? Isso pode influenciar neste aumento no valor da conta de água?
Isso não altera o seu consumo, o que pode ocorrer é que o seu antigo hidrômetro já não estava mais registrando o consumo real, isto porque os hidrômetros (que possuem vida útil de medição média até 5 anos) são peças mecânicas, com muitas engrenagens, e a sujeira e a própria depreciação pelo tempo faz com que ele se torne cada dia menos sensível ao volume de água que passa por ele.
Por este motivo, ele começa a perder a sensibilidade e a registrar sempre menos do que o real consumo, o que faz com que seja necessária a troca do hidrômetro. Existem casos de hidrômetros com mais de 20 anos de uso, e quando o Saema efetua a troca por um hidrômetro novo, cerificado pelo Inmetro, o novo irá realizar o registro exato da quantidade de água, o que causa um aparente aumento de consumo, quando na verdade, o antigo já não representava a realidade do consumo.
Quais os procedimentos que devo tomar ao notar o aumento no valor da minha conta de água?
O primeiro procedimento é verificar o seu hidrômetro. Desligue todas as torneiras, aguarde um período de duas horas e veja se o relógio está girando ou se ele está parado. Se estiver parado, dirija-se à Central de Atendimento ao Público do Saema, que fica na Rua José Bonifácio, 645 – Centro, portando registro dos quatro últimos números na cor preta, que está no seu hidrômetro.
Se o relógio continuar girando, ainda que em menor velocidade, o munícipe deve procurar por um encanador, para verificar se há algum vazamento. Confirmado vazamento invisível no local, informe o Saema para que a equipe de fiscalização registre e tome as devidas atitudes referente à conta de água em questão.
Vazamentos visíveis são aqueles que são notados facilmente, por aflorar à superfície (válvula de descarga, caixa d’água, boia etc) .
Vazamentos não-visíveis são aqueles onde a água infiltra no solo, na rede de esgoto ou nas galerias, e não afloram à superfície.
O Saema realiza algum trabalho para evitar vazamentos?
Sim. Mas, lembramos de que o Saema não faz verificação dentr das residências, e, os vazamentos de responsabilidade da autarquia são os que ocorrem fora da residência e antes do hidrômetro. Atualmente, o Saema realiza uma pesquisa de vazamentos não aparentes, onde uma equipe faz uma varredura por toda a cidade, utilizando aparelhos de última geração para detecção.
Quando detectado vazamento não aparente, a equipe informa o setor responsável para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
É normal que eu não tenha diminuído o meu consumo, porém a minha conta de água esteja com um valor bem abaixo do que o habitual?
Não. Se o valor estiver muito abaixo do que o que você costuma pagar e o seu consumo estiver sendo o mesmo, procure imediatamente pela Central de Atendimento ao Público do Saema.
Essa alteração no valor, ainda que para menos, também pode significar erro de leitura, o que será compensado na próxima leitura com uma cobrança excedente.
Fique atento à sua conta de água. Informe-se no Saema.