Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Colaboradoras do Saema participam de workshop do programa “Ela Pode”

As colaboradoras do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) participaram, nesta quarta-feira, dia 11, do workshop do programa “Ela Pode”.

A ação, que integra à Semana do Dia Internacional da Mulher, foi aberta pela diretora executiva da autarquia, Marluce Natália de Góes Lima e, pelo vice-prefeito e presidente do Saema, Carleto Denardi. Na sequência, a advogada Raquel Sarmento, apresentou as diversas formas de violências sofridas pelas mulheres e que muitas vezes não são percebidas, como a financeira, onde há o controle por parte do homem do dinheiro, cheque e/ou cartão do casal, bem como estelionato, extorsão ou até mesmo privação de bens (uso de veículos) e, recursos econômicos. O rebaixamento por meio de xingamentos e a exposição da vida íntima da mulher (nudez e vídeos) configuram violência moral. Foram apresentadas ainda outros tipos de violências. Raquel ainda parabenizou a iniciativa do Saema por oportunizar conversas como estas.

Na ocasião, Perola Monteiro dos Santos Quintiliano, explicou o trabalho de políticas públicas do Conselho do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Coordenadoria, onde atua como presidente.  

Na oportunidade, também, Fernanda Fontanetti, mentora pessoal, terapeuta holística na Believe U e influenciadora digital, falou um pouco sobre seu trabalho sobre o empoderamento da mulher e autoestima. Em seguida, convidou a psicóloga Isabel Silva que explicou sobre os cinco elementos básicos da psicologia positiva, como emoção positiva (distinção entre do que é prazer e o que é diversão), engajamento (fazer o que te faz feliz, como por exemplo um trabalho que te deixa feliz, que não vê o tempo passar), relacionamento (a construção gradativa da relação positiva), propósito de vida (propósito de existir) e realização (sentimento de realização e sucesso).

Finalizando o workshop a professora de educação física da Secretaria Municipal de Esportes de Araras, Flávia Rolim, realizou a dinâmica da dança circular sagrada.

O evento foi uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com a colaboração da assistente social do Saema, Angelita Silva.

Ela Pode – O programa “Ela Pode” é realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, braço social da Rede Mulher Empreendedora, a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil. Prioriza a integração, capacitação e troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio, espalhadas por todo o país. Em Araras, a apresentação do programa é feita pelo, tem como multiplicadora Perola Monteiro dos Santos Quintiliano, presidente do Conselho.

Comunicação Saema