Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Assistidos dos Cras visitam obras da Estação de Tratamento de Esgoto

Os atendidos pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) das regiões Leste, Norte e Sul visitaram nos dias 18 (Leste), 19 (Norte) e 21 (Sul) de fevereiro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).  A iniciativa é uma parceria do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por meio do PTS (Projeto Técnico Social).

Durante a visitação às obras, acontece uma palestra com a técnica Renata Cristina Ignácio Batista, sobre como tratar o esgoto a partir de casa, como, por exemplo, não jogar pó de café ou óleo na pia, que vira uma espécie de pedra no Poço de Visitação (PV).

Segundo a assistente social e responsável técnica pelo PTS – Esgotamento Sanitário Saema, Angelita Silva, o objetivo da visita é levar conhecimento à população sobre o andamento das obras e a importância da participação da comunidade nesse processo. “Nestes três dias visitaram a ETE cerca de 100 pessoas”, disse Angelita.

Estação de Tratamento de Esgoto – O Saema deu início em dezembro de 2018, às obras de reformulação da  ETE, após aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal.O projeto prevê a utilização do processo de lodo ativado, com aeração prolongada, que compreende alguns elementos construtivos, como pré-tratamente, lagoa de aeração, decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo com leito de secagem de lodo e desinfecção de efluentes. Todos estes equipamentos estão com as obras em andamento. Recentemente, foi implantada a manta geotêxtil no fundo da lagoa de aeração para evitar contaminação do solo.

Sistema alternativo – Paralelamente à reformulação da ETE, estão acontecendo as obras do sistema alternativo de esgoto, que, já aprovado pela Cetesb, visa tratar o esgoto com uma eficiência de 70%, para aí sim depois ser despejado no rio.

Comunicação Saema