ÁGUA: USE, NÃO ABUSE
Dicas de economia de água para o dia a dia
Em tempos de crise hídrica, transformamos a nossa rotina e passamos a evitar de diversas maneiras o desperdício da água. Fiscalizamos nossos vizinhos e amigos, educamos nossas crianças e tomamos posturas proativas para evitar a escassez. Juntos, fomos mais fortes, e com uma dose de sorte conseguimos driblar a situação. Hoje, comemoramos o fato de não precisarmos conviver com o racionamento. Mas, e o amanhã?
Apesar de atualmente contarmos com represas cheias e dias de muita chuva, não devemos nos esquecer de manter a consciência e continuarmos contribuindo para um futuro melhor, onde nossos filhos e netos não tenham que lutar para sobreviver sem água. Isso é possível se incluirmos em nossas vidas a prática do uso consciente da água, independente do momento ser de crise hídrica não. O uso racional deve fazer parte do nosso dia a dia com hábitos que não se percam, mas sim, se multipliquem e passem de geração a geração.
Entre as posturas que podem ser adotadas no dia-a-dia, estão:
– Diminua a hora do banho. Comece a cronometrar e descobrirá que 5 minutos são suficientes e economiza-se cerca de 90 litros de água.
– Evite barbear-se ou escovar os dentes com a torneira aberta, assim você estará economizando mais de 11 litros de água.
– Ao utilizar o vaso sanitário, acione a descarga por, no máximo, três segundos. É possível economizar mais de 5 litros com essa prática. Lembre-se de não jogar papel no vaso sanitário, mas sim, no lixo.
Na cozinha a economia também pode ser feita de diversas formas. Retirar os resíduos de alimentos dos pratos e panelas antes de lavá-las pode economizar muita água. Assim como instalar redutor de vazão nas torneiras e manter a torneira fechada enquanto ensaboa a louça.
O uso racional da água na lavanderia pode ser feito deixando para lavar toda a roupa em um único dia e aproveitando para reutilizar a água para lavar garagem, calçada e limpar a casa.
Para o jardim utilize regador ao invés da mangueira. Reserve água da chuva sempre que possível para usá-la para aguar as plantas, flores e hortaliças.
São pequenos gestos que podem garantir que as próximas gerações não sofram com a falta de água. Não devemos nos esquecer de que ela é um bem finito, e, assim sendo, sem aviso prévio podemos ficar sem.
Água: Use, não abuse!
A economia PRECISA continuar.