Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Agenda Fauna

 

A agenda fauna do Departamento de Meio Ambiente do SAEMA surgiu em virtude da criação do projeto denominado PRÓ-ARARA – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em parceria com o Instituto Brasileiro de Proteção à Natureza (IBPN) cujo objetivo principal é receber, recuperar e reabilitar espécies da fauna silvestre nativa, apreendidas pelos órgãos de fiscalização no comércio ilegal para fins de programas de reintrodução no ambiente natural, resgatando parte da avifauna do Município. 

 

A região hoje compreendida pelo Município de Araras possuía número considerável de exemplares de araras, inclusive o nome da cidade surgiu devido ao grande número desses animais que havia no local.  De acordo com Frisch (2005), o mesmo consta como área original de dispersão da Arara-vermelha (Ara chloropterus) e da Arara-canindé (Ara ararauna) e, devido à perda de habitat e captura predatória, estas espécies foram extintas da região.  

 

              

Ara chloroperus – Arara Vermelha                      Ara ararauna – Arara Canindé 

Fonte: Wikipedia                                                Fonte: Wikipedia     

 

Com a implantação do projeto, pretende-se, além de resgatar esses animais, trabalhar projetos de educação ambiental como forma de conscientização da população sobre a importância da reintrodução dos mesmos no município, resgatando nossa cultura e ao mesmo tempo contribuindo com a preservação ambiental e auxiliando no combate ao tráfico de animais silvestres.

Toda a estrutura para abrigar o projeto está sendo montada no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal) e encontra-se em fase conclusiva. Após os devidos cuidados recebidos no CRAS do Lago, os animais que estiverem em condições, serão encaminhados para a Área de Soltura e Monitoramento (ASM), localizada em uma fazenda do Município que possui em seus arredores fragmentos expressivos da Mata Atlântica formando corredores ecológicos capazes de fornecer abrigo e alimento às aves reintroduzidas.

No local serão desenvolvidos trabalhos por profissionais capacitados e, em sua estrutura contará com médico veterinário, biólogo, tratadores, vigia e auxiliares de limpeza. Para tanto, a Agenda Fauna do Departamento esteve visitando dia 01/04/2014, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (CRAS-PET) onde acompanhou quais são os procedimentos adotados, tais como a chegada, tratamento e acompanhamento dos animais silvestres até serem encaminhados à soltura.

 Segue abaixo algumas fotos do parque e da visita realizada:

             

       

 

Responsável pela Agenda Fauna: Mônica Cristina R. de Brito