Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

ABASTECIMENTO

São Bento: bairro rural recebe poço semi-artesiano e reservatório

O Saema realizou a perfuração do poço de 336 metros de profundidade e a colocação do reservatório de cerca de 60 mil litros

 

 

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município) realizou a perfuração do poço semi-artesiano de 336 metros de profundidade e a construção do novo reservatório apoiado com capacidade de 64 mil litros de água no bairro São Bento, zona rural. A obra está em fase final, e deve ser inaugurada ainda este ano.  

 

O poço semi-artesiano e o reservatório estão localizados em um terreno que foi doado por um morador e fica situado à margem da Estrada Municipal José Baggio Primo.

 

O bairro teve dois poços artesianos que ficavam no pátio da igreja São Bento. Ambos foram desativados, um deles por desgaste causado pelo tempo e o outro, desativado recentemente, sofreu danos em sua estrutura.

 

De acordo com Felipe Beloto, presidente da autarquia, o Saema cumpriu com o prometido e a obra irá beneficiar mais de 30 propriedades no local. “Havia um projeto inicial da obra em questão pronto para licitação. O mesmo precisou ser alterado após solicitação de mudança de local, feita pelos moradores que se mobilizaram para restaurar a igreja. Precisamos aguardar os trâmites burocráticos do órgão responsável Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para que a obra fosse então realizada”, disse.

 

 Reservatório do bairro é abastecido com caminhões-pipa

Assim como em outras regiões rurais do município, enquanto o poço não está em funcionamento, o São Bento é abastecido por um reservatório que recebe água de caminhões-pipa enviados pelo Saema. A autarquia envia 26 mil litros de água de segunda à sexta-feira, e 39 mil litros aos sábados.

 

A equipe fica disponível 24 horas por dia, e em caso de necessidade, retorna ao bairro para abastecimento. Com o início da operação do poço, o Saema irá reduzir seu custo operacional de abastecer o bairro todos os dias com os caminhões-pipa.

 

“O aumento da capacidade de captação e armazenamento de água na cidade é resultado de muito trabalho e dedicação de todos. Com esta obra, entregamos em 2016 nove novos poços e quatro reservatórios, o que representa segurança para o município em termos de abastecimento”, comenta Felipe.

 

 

Camila Heloíse/Saema