Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Meio Ambiente e Saema apuram denúncia de descarte irregular de chorume

Meio Ambiente e Saema apuram denúncia de descarte irregular de chorume
Órgãos ambientais foram acionados para investigar o caso; CETESB constatou irregularidade em empresa localizada na região leste

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), tomaram conhecimento na noite desta quarta-feira (04), do descarte irregular de efluente, provavelmente chorume (líquido escuro resultado da decomposição e putrefação de matéria orgânica), em área rural próxima à região leste da cidade.

Em vídeo que circula pela internet, é possível ver o líquido preto e com mau cheiro fluindo às margens de uma estrada rural. O local é próximo a uma empresa que já foi denunciada outras vezes pela mesma prática.

De acordo com o presidente do Saema, José Carlos Martini Júnior, “assim que recebemos a denúncia, encaminhamos aos órgãos ambientais competentes, a quem cabe tomar as providências legais. O Saema vai acompanhar todo o processo e vai cobrar o que será feito por estes órgãos”.

O secretário de Meio Ambiente, Rodolfo Bergamin, também informou que vai seguir acompanhando o caso. “Nós estamos atentos. O material foi descartado e acabou indo diretamente para o rio Mogi Guaçu. Vamos acompanhar de perto a apuração desta clara violação das leis ambientais”.

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou via e-mail ao Saema na tarde desta quinta-feira que “a denúncia foi atendida na manhã de 05/01/2023, por Agentes Credenciados desta CETESB – Agência Ambiental de Mogi Guaçu, que estiveram no local e constataram que houve o extravasamento de tanque de efluentes líquidos da empresa Ciafértil, em consequência o empreendimento sofrerá as sanções legais cabíveis”.

Secom/Prefeitura de Araras

Comunicação/Saema