Saema continua tratando 100% do esgoto de Araras
Saema continua tratando 100% do esgoto de Araras
Atualmente nenhum esgoto é despejado sem tratamento no Rio Mogi Guaçu e a autarquia continua com processo para licenciamento da ETE
O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) se dedica 24 horas por dia para garantir a qualidade de seus serviços e continua trabalhando arduamente para que em breve consiga o reconhecimento da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) sobre seu tratamento biológico de esgoto.
De acordo com o presidente do Saema José Carlos Martini Júnior, “hoje 100% do esgoto da cidade é tratado e Araras não despeja nem uma gota de esgoto não tratado no rio Mogi Guaçu”.
Recentemente houve manifestação contrária de técnicos da CETESB sobre o requerimento de licença prévia da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Araras e o Saema está providenciando documentação complementar para obter decisão favorável daquele órgão.
A nova tecnologia denominada bioaumentação é a técnica utilizada hoje na ETE. O tratamento atual tem se mostrado eficaz, alcançando níveis de até 89% de eficiência.
Tratamento retornou após uma década
Desde junho de 2022 o Saema voltou a tratar 100% do esgoto da cidade de Araras. Antes dessa retomada do tratamento, durante dez anos, o esgoto de Araras (SP) foi despejado sem tratamento diretamente no Rio Mogi Guaçu.
O Saema reconhece a importância da diversidade e das águas limpas dos rios, a fim de preservar a saúde da natureza, necessária para a sobrevivência humana e para isso trabalha para tratar 100% do esgoto coletado na cidade com eficácia exigidas pelas legislações estadual e federal.
Comunicação/Saema
Secom/PMA