Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Setembro Amarelo: Saema realiza roda de conversa

Setembro Amarelo: Saema realiza roda de conversa
Roda de conversa fechando o “Setembro Amarelo”

Fechando as ações do Setembro Amarelo, o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), realizou na manhã desta última terça-feira (27), uma roda de conversa sobre o silenciamento da dor e prevenção ao suicídio, no Auditório da Autarquia “Dácio Carneiro”.


Diretores e servidores do Saema na roda de conversa

A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga, Carla Camilo e pela enfermeira, Melissa Pasqualato e ambas falaram da importância da relação familiar e o envolvimento da sociedade em geral nas ações que visam cuidar daqueles que passam por dificuldades e tendem ao ato do suicídio.

Diretores e servidores do Saema participaram desta roda de conversa, expondo opiniões e dividindo experiências com membros da família que sofrem de depressão e ansiedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em cada 10 mortes por Suicídio, 9 poderiam ser evitadas, se fosse feito um trabalho preventivo de acolhimento. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio está em segundo lugar na causa de morte depois dos acidentes de trânsito.

Em Araras, os munícipes que necessitem de ajuda, podem procurar o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil) e o Ambulatório Saúde Mental – Agnaldo Bianchini.

Adultos
Porta de entrada é o Caps II, avenida Loreto, 1291 anexo ao Bianchini
3544-5874

Crianças e adolescentes
Porta de entrada é o Caps ij, rua Carlindo Pereira s/n, ao lado do portão principal da APAE 3551-0277

Dependência Química
Caps Ad, Av Professor Dirçon Kammer, 850 Alto da Colina, 3542-0905

Não precisa de encaminhamento!

O “Setembro Amarelo” surgiu vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e aqui no Brasil, a campanha teve início em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Comunicação/Saema