Telefone de Emergência 24 horas

0800 014 4321

  • Print Friendly, PDF & Email

Saema segue com ações visando a redução de perdas de água

13/03/2018

O objetivo das ações é garantir a qualidade do abastecimento no município

Com o objetivo de reduzir as perdas de água tratada em todo o município, o Saema tem realizado diversas ações por meio do Programa de Redução de Perdas. O programa é executado por profissionais da própria autarquia e teve início em 2017 com o serviço de caça-vazamentos. “Esse serviço é feito diariamente por uma equipe que utiliza aparelhos específicos para detectar vazamentos invisíveis nos ramais da cidade e depois outra equipe vai até o local para repará-los”, explica o presidente da autarquia, Rubens Franco Junior.

Além do caça-vazamentos, outras ações começaram a ser desenvolvidas para reduzir as perdas de água como a instalação de válvulas controladoras de pressão e a instalação de macromedidores (medidores de vazão).

Macromediores

Os macromedidores são instrumentos utilizados para medir a taxa de vazão de água e gerar indicadores. Os aparelhos já começaram a ser adquiridos pelo Saema e serão instalados em mais de 60 pontos da cidade. “O primeiro medidor está sendo instalado na Estação de Tratamento de Água para que possamos realizar alguns testes, depois disso, os outros que estão chegando começarão a ser instalados nos outros pontos para nos ajudar no monitoramento e na medição da vazão de água e assim detectarmos possíveis vazamentos”, comenta Franco.

Válvulas Controladoras de Pressão – VRP’s

As VRP’s são instaladas para o controle de pressão da água, adequando as redes às pressões normatizadas e aumentando a vida útil das redes de distribuição. “Instalaremos sete dispositivos em locais específicos da cidade em que a pressão prejudica o abastecimento. Com isso esperamos controlar o fluxo da água e manter as redes mais estáveis”, finaliza.

Foto: macromedidor de pressão.

 Comunicação/Saema

Telefone de Emergência 24 horas

0800 014 4321