Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema alerta população sobre economia de água para evitar desabastecimento

Altas temperaturas têm contribuído para o aumento do consumo de água na cidade; nos últimos 3 dias de setembro foram 11 milhões de litros a mais que o mesmo período de agosto

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) informa que a elevação da temperatura nos últimos dias tem contribuído para o aumento no consumo de água na cidade. De acordo com a autarquia, nos últimos três dias de setembro foram consumidos 11 milhões de litros de água a mais do que no mesmo período de agosto deste ano.

O consumo além do normal já provoca prejuízos, como a falta d’água em algumas regiões da cidade, o que, segundo o Saema, deve ser normalizado em breve. Apesar disso, o pedido é para que a população faça uso consciente da água, evitando o desabastecimento na cidade, o que costuma ocorrer nos bairros mais distantes do Centro.

O Saema está com um carro de som rodando a cidade com uma campanha de conscientização, solicitando a todos os munícipes que economizem água, evitando lavar calçadas, quintais e carros, e encher piscinas, por exemplo.

Ações que também ajudam a diminuir o consumo de água são reduzir o tempo do banho, reaproveitar a água da máquina de lavar roupa, manter a torneira fechada enquanto escova os dentes e faz a barba, desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e principalmente corrigir vazamentos em casa.

Atualmente, as barragens que abastecem Araras estão com bons níveis de água, mas é época de estiagem. Além da pouca chuva, as altas temperaturas estimulam o consumo, diminuindo mais rapidamente o nível dos reservatórios que abastecem a cidade, o que pode ocasionar falta d’água temporária em alguns pontos até que eles sejam abastecidos de novo.

 

Falta de água na região leste – Para resolver o problema de falta d’água na região leste, o Saema está implantando o Sabaz Leste (Sistema de Abastecimento da Zona Leste), que consiste na instalação de tubos de 630 mm de diâmetro, por cerca de 8 km, direto da Estação de Tratamento de Água, no Jardim Cândida, até a Estação Elevatória do José Ometto, em frente ao Estádio Hermínio Ometto.

Enquanto o sistema não é concluído, a autarquia está realizando ações alternativas, para amenizar o problema mais rapidamente, interligando o que já está implantado em outra rede até a implantação total da nova tubulação.

 

Comunicação Saema/Secom Prefeitura de Araras