PERGUNTAS FREQUENTES
ARARAS, 2 DE JANEIRO DE 2017
SERVIÇO DE ESGOTO: ENTENDA COMO FUNCIONA O SERVIÇO E A TARIFA COBRADA
O Saema realiza o serviço de esgotamento sanitário (coleta, transporte, tratamento e disposição final de dejetos)?
Há pouco mais de um ano, o SAEMA realiza apenas o serviço de coleta/afastamento e transporte de esgoto. Este serviço de coleta é fundamental para o município, ele evita contaminação e a proliferação de doenças, colaborando assim para a qualidade de vida de todos.
Por que o Saema parou de realizar o tratamento de esgoto?
O tratamento de esgoto parou de ser realizado em 2015, após os reatores (equipamentos responsáveis pelo tratamento na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto) serem condenados por falta de manutenção e desgaste do tempo.
O que o Saema fez a respeito para resolver esta situação?
Todos os procedimentos necessários para resolver este problema foram realizados. A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo foi devidamente notificada e realiza inspeções periódicas, acompanhando todo o processo para que a ETE volte a funcionar.
Também foram realizadas as licitações para contratar as empresas para efetivação das obras necessárias de instalação de interceptores, ampliação da rede coletora e construção da nova ETE. As obras já foram iniciadas e seu andamento pode ser acompanhado pelo site do Saema (www.saema.com.br).
Por que os usuários pagam “tarifa de esgoto”?
O serviço de coleta de esgoto é cobrado mensalmente, e seu valor é de 90% do valor do abastecimento de água.
A cobrança da tarifa de esgoto é legal, já que a autarquia realiza o serviço de coleta/afastamento de esgoto em toda a cidade. A prestação deste serviço pode ser cobrada, ainda que o tratamento sanitário não esteja sendo realizado no momento e o sistema de tratamento esteja passando por uma reconstrução.
Esta tarifa também inclui a manutenção nas redes coletoras, serviço este que é realizado diariamente para desobstruir as redes e garantir seu bom funcionamento em relação à coleta. O valor cobrado é regulamentado pela ARES-PCJ Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Em que consiste este serviço de coleta/afastamento de esgoto?
O SAEMA instala nas residências e industrias da cidade, ligações que irão formar as redes coletoras. Estas, serão conectadas a outras tubulações, chamadas “coletores-tronco” que irão receber o esgoto de diversos locais da cidade. De lá, o esgoto vai para interceptores, que são tubulações com diâmetro bem maior do que a rede instalada nas residências e indústrias até os coletores-tronco e que tem a função de receber e transportar o esgoto até a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.