Setembro Amarelo: Saema promove palestra à prevenção ao suicídio
Setembro Amarelo: Saema promove palestra à prevenção ao suicídio
Palestra ocorreu no auditório “Dácio Carneiro”
Psicóloga Joseni Alves de Carvalho Lima
O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), promoveu nesta manhã de quarta-feira (21), uma palestra educativa para os diretores e servidores da Autarquia sobre o “Setembro Amarelo”, mês que conscientiza sobre a prevenção do suicídio, no auditório do Saema, “Dácio Carneiro”.
Com o tema “Setembro Amarelo, um Olhar ao Próximo”, a palestra foi conduzida pela psicóloga com especialização em psicanálise, Joseni Alves de Carvalho Lima. Em sua apresentação, Joseni explicou a origem do termo Setembro Amarelo, como surgiu a campanha, toda sua mobilização, finalidade e objetivos. Segundo a profissional, são diversos fatores que podem desencadear um suicídio: culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo do fracasso, falta de dinheiro… e que é preciso desconstruir preconceitos em relação as pessoas que sofrem com distúrbios psíquicos.
O “Setembro Amarelo” surgiu vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Desde o ano de 2015, a campanha tem como foco conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio, alertando a população brasileira e mundial a respeito de um tema tão presente na sociedade atual e que, infelizmente, vem ceifando cada vez mais vidas.
“Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Por isso, é cada vez mais necessário ajudar pessoas que passam por processos que possam desencadear em suicídio”, salientou o presidente da Autarquia, José Carlos Martini Jr.
Comunicação/Saema