Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema realiza conserto do TAU (tanque de Amortecimento unidirecional), da rede de abastecimento de água do Guaçu

Saema realiza conserto do TAU (tanque de Amortecimento unidirecional), da rede de abastecimento de água do Guaçu
Manutenção do TAU da rede do Guaçu

TAU da rede de abastecimento do rio Mogi Guaçu

O Saema (serviço de água e esgoto do município de Araras) realizou o conserto do TAU da rede de abastecimento do rio Mogi Guaçu ontem quarta feira (13)

O que é TAU? Eles são chamados de Tanque de Amortecimento Unidirecional (TAU), um dispositivo capaz de absorver o golpe de aríete gerado pela oscilação brusca do bombeamento de água, eles servem como proteção da rede de água.

Paulo Emygdio diretor executivo do Saema, explica que o TAU serve para proteger a rede pressurizada onde há grandes vazões.
O TAU retira o ar do sistema e também se houver um rompimento da adutora, ele da proteção contra a pressão negativa.

Quando há uma rede muito extensa e com grandes vazões, geralmente operando com elevada pressão de serviço, há a necessidade de prever a instalações de sistemas de proteção.

Quando uma estação elevatória falha, seja por falha mecânica ou pela falta de energia elétrica no sistema de abastecimento, é gerada uma onda mecânica na tubulação que pode atingir pressões além da capacidade de resistência da tubulação. Isso é extremamente perigoso para a segurança da rede. O TAU trabalha como um tanque de segurança para amortecer essa pressão na rede, evitando a propagação das ondas, explicou o diretor executivo, Paulo Emygdio.

Comunicação/Saema