Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema pede a população que faça uso consciente da água

Evitar o desperdício é essencial nos períodos de estiagem para garantir o abastecimento de água com qualidade no município

Muitos municípios já sofrem com o período de estiagem e a falta de chuvas faz com que os reservatórios comecem a secar e o abastecimento seja prejudicado. Em Araras, o Saema registrou apenas 7 milímetros de chuva em junho e, no mês de julho, não choveu sequer o suficiente para ser registrado pelos pluviômetros.

Apesar da falta de chuva, os reservatórios estão operando com 93% da sua capacidade. “Todos estão cheios, pois estamos realizando um trabalho intenso de manutenção e conscientização desde o início de 2017”, comenta o presidente do Saema, Rubens Franco Junior. Porém, não basta apenas a manutenção dos reservatórios para que a cidade permaneça abastecida, o desperdício de água ainda é o grande vilão no município que utiliza cerca de 46 milhões de litros por dia.

“Ainda encontramos em Araras muitas pessoas lavando calçadas com água tratada. Infelizmente, o uso da mangueira para lavar carros também é constante e o desperdício precisa acabar”, diz Franco Junior.

Para evitar o desabastecimento, além da fiscalização, o Saema promove visitas constantes na Estação de Tratamento de Água da autarquia. Alunos de todas as escolas são convidados a conhecer os processos de tratamento de água e a assistir a uma palestra sobre o uso consciente da água. “Esperamos com isso conscientizar cada vez mais pessoas, fazendo com que percebam a importância desse nosso recurso que é a água, e que entendam que é um bem finito, ou seja, pode acabar a qualquer momento. Por isso, com nossas ações, tentamos disseminar a ideia do uso racional da água”, diz Franco Junior.

Além das visitas, o Saema utiliza as mídias locais para propagar mensagens e dicas sobre o uso consciente como rádios, jornais, TV’s e mídias sociais.

Para realizar uma visita na Estação de Tratamento de Água do Saema, ou solicitar palestras e materiais de divulgação sobre o uso consciente da água, entre em contato pelo telefone (19) 3543 55 00 ou pelo e-mail imprensa@saema.com.br.

 

Comunicação/Saema