Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema 50 anos: museu a céu aberto é inaugurado com material descartado

Saema 50 anos: museu a céu aberto é inaugurado com material descartado
Peças foram recuperadas por servidores da autarquia e pintadas com a cor dourada do Jubileu de Ouro

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), completou 50 anos no último dia 4 de agosto e um museu a céu aberto foi inaugurado em sua sede.

Distribuídas pelos jardins do prédio na Rua Ciro Lagazzi, no Jardim Cândida, tampas de postos de visita dos anos 1943, 1954, 1965, 1974, 1980, 1996, 2002 e 2012, hidrantes, motores, volantes de registros e até uma retroescavadeira receberam tratamento de restauração pelos próprios servidores da autarquia e foram pintadas com a cor dourada do Jubileu de Ouro. Com exceção das tampas que foram minuciosamente resgatadas das ruas da cidade as demais peças estavam condenadas a sucatas.

A placa de comemoração pelos 50 anos foi afixada num registro gigante que recentemente foi substituído após mais de meio século servindo a Estação Elevatório de Água Tratada, localizada na Rua Lins, no Jardim Santa Rosa. A peça foi fundida pela empresa ararense Indumetal em maio de 1.942.


Peças do museu estão pelos jardins do Saema no Jardim Cândida

O Saema também vem projetando um complemento para o museu que teria um espaço fechado formado com documentos, equipamentos de pequeno porte e fotografias.

Comunicação/Saema