Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Projeto Saema Verão é lançado com medidas voltadas a crise hídrica

Projeto Saema Verão é lançado com medidas voltadas a crise hídrica
Investimentos serão realizados em todas as regiões da cidade no sistema de distribuição de água

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) está lançando o Projeto Saema Verão com medidas de investimentos que serão realizadas para enfrentamento da crise hídrica que vem sendo projetada para o próximo ano pelos órgãos especializados.

O projeto será aplicado em todas as regiões da cidade, como por exemplo a substituição das bombas da estação elevatória de água do Jardim Santa Rosa, na zona norte, além da construção de um novo poço com bomba com vazão de 200 m³/h com objetivo de manter o reservatório que abastece a parte alta sempre com nível elevado. Um novo reservatório de 1 milhão de litros será instalado no Jardim Piratininga (Cuba), a base já está pronta.

Para a região Leste a conclusão de 2.600 metros da rede do SABAZ saindo do Saema do Jardim Cândida interligando até o cruzamento da Avenida Dona Renata com a Rua Lins, onde se encontra parada a adutora. Um reservatório elevado com capacidade de 1 milhão de litros também está projetado para o Jardim Miriam.

Na região Sul, uma nova casa de bombas já foi construída no Jardim Fátima e no local serão instalados novos motores de auto rendimento e bombas de maior vazão.


Nova casa de bombas no Jardim Fátima já foi concluída e receberá novas bombas e motores

Para a região do Jardim Rosana, parte Oeste do munícipio, o investimento será na implantação de uma nova estação elevatória com motores de auto rendimento e bomba de alta vazão e instalação de uma nova adutora de 250 mm, além de novo reservatório de 1 milhão de litros.

Já no sistema de captação de água do Rio Mogi Guaçu medidas já foram adotadas como a manutenção de duas bombas trabalhando em séries com vazão chegando a 290 litros por segundos e podendo chegar a 320 l/s.

“O Projeto Saema Verão faz parte do programa de governo do prefeito Pedrinho Eliseu, que já via lá traz a necessita de investimentos no sistema de distribuição de água da cidade. Com a falta de chuva desse ano e com as previsões de que teremos estiagens fortes num futuro breve, estamos adiantando e colocando em execução”, disse o presidente executivo do Saema, Alexandre Castagna.

Programa Saema Verão

Região Norte

Estação elevatória Jardim Santa Rosa
•Substituição das bombas antigas por motores de auto rendimento e bombas de maior vazão (já em execução).
•Substituição das bombas sistema booster antigas por motores e bombas de auto rendimento e maior vazão.

Reservatório de distribuição Zona Norte
•Para o SAEMA Verão será construído um novo poço e instalado uma bomba a ser dimensionada com a vazão de aproximadamente 200m³/h, com o objetivo de manter o reservatório elevado que abastece os bairros da parte alta, sempre com o nível elevado, sendo assim teremos também um poço com bomba reserva.
•Substituição de booster da Av. Leme por bomba de maior vazão a ser dimensionada.

Região Sul

Estação elevatória Jardim Fátima
•Para o SAEMA Verão já está construído uma nova casa de bomba sendo que a parte estrutural encontra-se acabada, onde serão instalados novos motores de auto rendimento e bombas de maior vazão, sendo uma em operação e outra reserva, será também instalado nova adutora de recalque e de sucção para nova casa de bomba com objetivo de que os reservatórios instalados na Uniararas se mantenham em seus níveis elevados. Com a mudança dos painéis e equipamentos elétricos e instalação de um gerador de energia.

Região Leste

•Término de 2600m da rede Sabaz saindo do SAEMA Cândida interligando até o cruzamento da Av Dona Renata com a Rua Lins onde encontra-se parado a adutora.
•Para o SAEMA Verão será construída uma nova casa de bomba com motores de auto rendimento e bombas de maior vazão, troca de painéis e equipamentos elétricos, implantação de nova adutora da Estação Elevatória José Ometto até os reservatórios do Jardim Miriam.
•Instalação de um novo reservatório elevado de 1 milhão de litros no Jardim Miriam.
•Com o SAEMA Verão será efetuado as trocas dessas bombas por bombas de maior vazão com uma bomba em operação e a outra em reserva com objetivo de manter o reservatório elevado, que abastece os bairros de pontos altos em seu nível elevado.

Jardim Rosana
•Implantação de uma nova estação elevatória instalada dentro do SAEMA Cândida com motores de auto rendimento e bomba de alta vazão e instalação de uma nova adutora de 250mm em pead até os reservatórios do Jardim Rosana com o objetivo de manter os reservatórios em seus níveis elevados.
•Implantação de um novo reservatório de 1 milhão de litros.

Estação Elevatória de Água Bruta do Rio Mogi Guaçu

•O novo sistema adotado consiste em duas bombas trabalhando em série com a vazão de 290 l/s podendo chegar a capacidade de 320 l/s. O objetivo desse sistema operacional é manter as nossas represas com níveis satisfatórios, pois com esse novo sistema deixamos de retirar das nossas represas 13 milhões de litros a cada 24 horas.
•Está em estudo a criação de um novo projeto para a instalação de uma bomba booster no trajeto da adutora do Rio Mogi Guaçu até a Estação do Jardim Cândida.

Comunicação/Saema