Presidente do Saema vistoria obras da ETE
O vice-prefeito e presidente do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), Carleto Denardi, vistoriou na última terça-feira (15) as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), entre outras obras.
Atualmente, estão sendo trabalhadas três frentes para a construção das estruturas que vão possibilitar que Araras volte a tratar o esgoto, o que não acontece desde 2015: remoção do lodo, compactação do solo na lagoa de aeração e construção do sistema de tratamento de lodo. Na próxima semana, será instalada a manta geotêxtil no fundo da lagoa de aeração para evitar a contaminação do solo.
Outras vistorias – Carleto Denardi foi conferir também a finalização do reparo na rede mestre de esgoto e troca do poço de visita (PV) na Rua Treze de Maio (cruzamento com a Rua Sete de Setembro – Centro) e, a troca de parte da rede de esgoto na Rua Rodopho Tognasca (Jardim da Colina e Piratininga), que teve 160 metros de manilha substituída por PVC. Os serviços de troca da travessia de um córrego na Rua Ardoino Zaniboni cruzamento com Laerte Tognasca (Parque Tiradentes), onde utilizou tubulação de 300mm diâmetro, iniciados em primeiro de outubro também foram vistoriados pelo presidente do Saema.
Nova ETE – Quando a nova ETE estiver em funcionamento, todo o esgoto irá direto para o sistema de pré-tratamento, onde passa por estruturas que permitem a remoção das partículas mais pesadas. Em seguida, o material passa pela lagoa de aeração para receber tratamento com bactérias aeróbicas (com oxigenação) e, de lá, segue para os decantadores, onde acontece a separação do lodo (material orgânico) da água. A água ainda passa por um processo de desinfecção antes de ser devolvida, já tratada, para os rios.
O processo de tratamento chamado de lodo ativado, com aeração prolongada, compreende, além da lagoa de aeração e do pré-tratamento, estruturas como decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo com leito de secagem de lodo e desinfecção de efluentes.