Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Pesquisa de satisfação aponta que Araras está acima da média de outras cidades em relação aos serviços de água e esgoto

 

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Prefeitura Municipal e o Saema divulgaram os resultados da Pesquisa de Satisfação sobre a qualidade dos serviços de saneamento básico de Araras/SP.

A pesquisa, realizada por especialistas pela empresa Limite Consultoria, registrada no Conselho Regional de Estatística (CONRE) e filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), faz parte das atividades da ARES-PCJ, agência reguladora e fiscalizadora dos serviços do Saema e de mais 54 municípios.

O objetivo, segundo a própria empresa, é fornecer informações e conhecimento para a tomada de decisões com qualidade. As entrevistas foram realizadas entre os dias 18 a 20 de dezembro de 2017 nos principais bairros que compõem as áreas da cidade. Foram entrevistados chefes de família, responsáveis por condomínios e responsáveis por estabelecimentos comerciais de Araras.

“A pesquisa é realizada sem aviso prévio ao Saema. Nós não tivemos nenhum contato com a empresa que fez este trabalho e apenas aguardamos os resultados e confiamos que as melhorias que temos implantado nesses quatorze meses estão nos dando um bom retorno e a tendência é melhorar cada vez mais”, informou o presidente do Saema, Rubens Franco Junior.

De acordo com o relatório, o comparativo entre as notas médias de satisfação e a média da ARES-PCJ, considerando todas as cidades pesquisadas, apontou uma média de 8,4 em termos de satisfação geral para os serviços de água e esgoto, enquanto a média dos outros municípios é de 7,7.

Entre os resultados, a qualidade da água de Araras teve média de 8,9 e outros municípios tiveram a média de 8,1. Neste quesito, 71,4% dos entrevistados deram notas de satisfação entre 9 e 10. Em relação ao atendimento na sede do Saema, a pesquisa apontou que a nota média é de 8,5, onde cerca de 64,6% dos entrevistados deram notas de satisfação entre 9 e 10.

Perguntados sobre a falta de água em residências ou estabelecimentos, 93,7% dos entrevistados afirmaram não existir a falta de água e os outros 6,3% afirmaram faltar água ao menos uma vez por mês. “Esse resultado veio a reforçar que as medidas que estamos tomando para solucionar o problema de falta de água na região leste da cidade tem tido efeito positivo. Agora estamos trabalhando para que esta pequena porcentagem simplesmente não exista mais e ninguém fique sem água sequer um dia no mês”, diz Franco.

Outros aspectos foram utilizados na pesquisa como a resolução imediata dos problemas, atendimento telefônico, leitura e entrega de contas de água entre outros. A média dos serviços prestados pelo Saema foi entre 7,3 e 9,1.

Mais informações sobre o resultado da pesquisa ou sobre as metas e obras do Saema que estão em andamento poderão ser obtidas através do e-mail imprensa@saema.com.br ou pelo telefone (19) 3543 – 5500.

 

Camila Heloíse

Comunicação/Saema