Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Os efeitos do descarte irregular de lixo na rede de esgoto

Os efeitos do descarte irregular de lixo na rede de esgoto

Os resíduos retirados das galerias e que muitas vezes ficam presos no sistema de gradeamento da Estação de Tratamento de Esgoto, ETE, causam diversos prejuízos operacionais ao longo de todo o processo. Por isso, o Saema alerta que as redes coletoras não são dimensionadas para receberem lixo e o uso correto do sistema de esgotamento sanitário merece atenção.

Papel, pó de café, cotonetes, absorventes, estopas, resto de comida e outros resíduos, quando lançados por pias, ralos ou vasos sanitários, podem romper a tubulação, provocando extravasamentos de esgoto nas ruas ou residências, além de aumentar o risco de enchentes e poluição de rios.

Outra prática bastante prejudicial é a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto, que faz com que o número de extravasamentos aumente consideravelmente no período chuvoso. Por isso, é fundamental que a água da chuva seja sempre escoada por meio das galerias de água pluvial.

Click no link e confira https://youtu.be/39Kzl1BvSRU


Descarte irregular na rede de esgoto causa obstruções e prejuízos

“É preciso que cada pessoa entenda a própria responsabilidade no descarte de seus resíduos. Mais do que manter o funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário, essa é uma questão de saúde pública, que impacta na qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente”, pontuou o Presidente do Saema, Alexandre Castagna.

Colabore com o Saema, que vem fazendo a sua parte, intensificando a limpeza preventiva em locais onde ocorre maior incidência de retorno de esgotos.
Para informações sobre limpeza e desobstrução na rede de esgoto, a população pode entrar em contato com a central de atendimento 24 horas do Saema pelo 0800-014-4321

Comunicação/Saema