Medidas emergenciais pretendem minimizar falta d’água na região Leste, problema ocorre há mais de dois anos
Na manhã de ontem (9) o presidente do Saema, Rubens Franco Junior, realizou uma reunião emergencial para tratar da falta d’água nos bairros da região Leste do Município.
Há mais de dois anos, moradores daquela região sofrem com a falta d’água em alguns dias da semana. “O que avaliamos é que normalmente ocorre aos finais de semana e agora em janeiro isso tem ocorrido em outros dias devido ao calor e ao período de férias escolares”, comenta Franco.
Motivo da falta d’água
Com as recentes urbanizações, a demanda de água cresceu muito frente a oferta, ocasionando atualmente, dificuldade no abastecimento naquela localidade sem que houvessem mudanças na estrutura das redes de água para abastecê-los, além do aumento do consumo de água após o período de racionamento.
“No ano passado estivemos focados em dar início à obra para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE e acabamos levando todo o ano até encontrar a solução para isso, agora, em 2018, além daquela obra, estamos empenhados em solucionar de uma vez por todas a situação da falta d’água na região Leste, e isso já está acontecendo”, explica.
Obra principal para solucionar o problema
A autarquia realizará a implantação do Sistema de Abastecimento de Água SABAZ – Leste, o objetivo é ampliar a vazão de água tratada que chega na região. A obra, em fase de levantamento topográfico, irá interligar o reservatório da Estação de Tratamento de Água – ETA do Saema direto no reservatório da Estação Elevatória de Água Tratada – EEAT, situada na Avenida Augusto Viola da Costa. A rede possui uma extensão de 7.630 metros e diâmetro interno de 600mm, grande parte da sua trajetória será pelas vias marginais.
Medidas emergenciais
Durante a reunião, foram definidas medidas emergenciais para minimizar o problema. “Algumas ações que envolvem interligação de redes do centro com o bairro Jardim Fátima; instalação de válvulas redutoras de pressão e de um controlador de nível, entre outras, são medidas que serão tomadas apenas para diminuir a falta de água até que a nova rede fique pronta”, finaliza.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (19) 3543-5500 ramal 5532 ou pelo e-mail imprensa@saema.com.br.
Comunicação/Saema