Em apoio ao movimento mundial “Novembro Azul”, Saema e Cipa, lembram da importância da prevenção ao câncer de próstata
Em apoio ao movimento mundial “Novembro Azul”, Saema e Cipa, lembram da importância da prevenção ao câncer de próstata
Palestra aconteceu no Auditório Dácio Carneiro
Presidente da Cipa – Emerson Guimarães, Palestrante – Solange Cristina Danzin Rosa e Presidente do Saema – José Carlos Martini Jr
Nesta manhã de quarta-feira (22), em prol da conscientização e prevenção ao Câncer de Próstata, o Saema (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Araras) juntamente com a Cipa, realizaram palestra sobre o novembro Azul, no Auditório Dácio Carneiro. A palestra contou com participação de diretores e servidores, e foi ministrada pela enfermeira da Secretaria da Saúde de Araras, Solange Cristina Danzin Rosa.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Estima-se que 71 mil novos casos de câncer de próstata sejam registrados até o final deste ano de 2023. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
O número de óbitos decorrentes da doença estimado é de 15 mil por ano. Apesar dos números crescentes e assustadores, a falta de informações e uma série de tabus, aliadas ao descaso que a grande maioria dos homens dá para a sua própria saúde, acabam tornando a doença tão mortal.
A enfermeira Solange, foi bastante enfática ao afirmar que o diagnóstico precoce, é primordial para vencer a doença e que para um diagnóstico preciso, é recomendado a realização de dois exames: PSA (sangue) e toque retal.
O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Solange aproveitou para falar a respeito da resistência de alguns homens em relação ao procedimento. “É um exame bem rápido e muito importante para o diagnóstico assertivo. Em alguns casos, devido à singularidade do tumor, pode não haver elevação do PSA, por isso, é primordial a realização de toque retal”, salientou Solange.
“É preciso nos conscientizar sobre a importância e os cuidados sobre o câncer de próstata, infelizmente essa doença ainda mata muitos homens, fique sempre alerta e realize os exames regularmente, é uma questão de saúde”, enfatizou o presidente do Saema, José Carlos Martini Jr.
Comunicação/Saema