Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Saema garante abastecimento normal em época de estiagem após dobrar captação do Rio Mogi Guaçu

Saema garante abastecimento normal em época de estiagem após dobrar captação do Rio Mogi Guaçu
Autarquia pede que população use a água de forma consciente


Paulo Emygdio (diretor executivo), Pedrinho Eliseu (prefeito) e José Carlos Martini Junior (presidente)

Por conta de um problema com a licitação para comprar novas bombas que serão instaladas no Rio Mogi Guaçu, o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) passou a captar mais água das represas, que não estão com nível elevado. “Hoje nós tiramos 650 litros por segundo, sendo 500 das nossas represas. Voltando com a captação do Mogi, serão apenas 270 dos reservatórios”, explica o diretor executivo da Autarquia, Paulo Emygdio.

Em julho deste ano, o Saema dobrou a captação do Rio Mogi Guaçu, o que garantiu o abastecimento durante a época de estiagem. “Nós conseguimos manter as represas com um nível elevado, por isso não faltou água para ninguém nesse momento em que as bombas não estão funcionando perfeitamente”, disse o presidente do Saema, José Carlos Martini Junior.

Desde agosto, o Saema passou a aplicar multa por desperdício de água no valor de R$639,40. No caso de reincidências, a multa é cobrada em dobro. “Tem chovido menos que a gente precisa e nós tivemos esse problema com a licitação. A mensagem é que a população use a água de forma consciente, sem desperdícios e sem abusar”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu.

Em caso de abuso e desperdício, denuncie pelo 0800-014-4321, serviço de emergência que funciona 24 horas por dia.


Estação de Tratamento de Água (ETA)

Secom/PMA