Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

 

Operando desde 1998, o sistema atualmente utilizado na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto é o Processo Anaeróbio através de Reatores de Fluxo Ascendente com Manta de Lodo, tem capacidade de 1.000m³/h e o efluente tratado é lançado no Ribeirão das Araras.

 

O objetivo pincipal do tratamento de esgoto é corrigir suas características indesejáveis, de maneira que sua disposição final esteja de acordo com a legislação vigente. Por esta razão o tratamento deverá reduzir consideravelmente a concentração dos constituintes mais importantes do esgoto, que são:

 

– Sólidos em suspensão;

 

– Material orgânico biodegradável;

 

– Nutrientes, notadamente nitrogênio e fósforo;

 

– Organismos patogênicos.

 

A Estação de Tratamento de Esgoto de Araras atualmente consegue tratar 80% do volume de esgoto gerado, com uma eficiência de 70% na remoção da matéria orgânica.

 

A ETE é dividida em pré-tratamento e tratamento biológico.

 

O pré-tratamento consiste em:

 

1. Estação elevatória: local onde chega todo o esgoto da cidade, possui uma grade de aço inclinada para retenção de sólidos (material plástico, peças de roupa, fibras sintéticas, madeira). Após passar pelo gradeamento o esgoto entra no poço de bombeamento onde três bombas trabalham em sistema de revezamento.

 

2. Ciclonador: local onde é feita a separação entre sólidos suspensos e a parte líquida, através de ação centrífuga. Neste sistema também é adicionado Hidróxido de Sódio para diminuição da acidez.

 

3. Caixa divisora de fluxo: divide igualmente a vazão para cada reator, para que nenhum fique sobrecarregado.

 

O tratamento biológico é feito por três reatores anaeróbicos de leito fluidizado e fluxo ascendente, cada um com capacidade de 3.000m³, onde após um tempo de detenção entre 9 e 10 horas e passar pelos processos de Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese e Metanogênese o efluente é encaminhado para o corpo receptor – Ribeirão das Araras. 

 

A ETE está localizada na Avenida Orpheu Manenti, s/nº no Parque Tiradentes. Quaisquer dúvidas, esclarecimentos e informações podem ser obtidas através do telefone (19) 3544-6645 com o responsável Sr. Eduardo Zacarias Rodrigues.