Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Prefeitura e Saema inauguram Sabaz Sul, solução para a falta da água na região

 

 

 

Sistema de abastecimento está em funcionamento desde o mês de outubro e beneficia os bairros da região sul da cidade, como o Parque Industrial, Narciso Gomes, Santa Catarina e os condomínios Parque Angra dos Reis e Parque Atualle

 

 

A Prefeitura de Araras e o Saema (Serviço de Tratamento de Água de Esgoto do Município de Araras) inauguraram nesta segunda-feira (28) o Sistema de Abastecimento de Água da Zona Sul (Sabaz Sul), que entrou em operação no dia 8 de outubro.

“Sabaz Sul, Sabaz Leste, Estação de Tratamento de Esgoto, tudo isso mostra que a Prefeitura e o Saema estão trabalhando pela cidade, é seriedade com o dinheiro público”, disse o prefeito Junior Franco em seu discurso no evento.

O Sabaz Sul reforça o abastecimento de água no Parque Industrial e bairros de toda a região, como Narciso Gomes, Santa Catarina e os condomínios Parque Angra dois Reis e Parque Atualle. Beneficia também a região leste, pois a Estação Elevatória do Belvedere foi desligada, o que aumenta a vazão para aquela região, gerando economia de energia elétrica e custo operacional.

Segundo o vice-prefeito Carleto Denardi, estudos mostram que o armazenamento de água em Araras é satisfatório até 2035. “Mas o grande nó da questão era a distribuição de água na cidade, fazer a água chegar nos bairros e isso estamos fazendo. Estamos dando essa resposta para a necessidade da população com a construção dos sistemas da região sul e leste e isso não pode ser esquecido, senão o problema volta a existir”, comentou Carleto, que também foi presidente do Saema entre setembro de 2019 e maio de 2020.

O reforço de abastecimento tem início no reservatório do Distrito Industrial III e percorre quase dois quilômetros de extensão: 1.690 metros de tubos PEAD de 500 mm na maioria do trajeto. Ele passa pelas ruas Bruno Fiori e Alcides Sottini até chegar à Rodovia Anhanguera, atravessando as duas pistas. No km 167, a rede do Sabaz Sul continua na Rua Rio Grande do Norte e segue até a Rua Santa Catarina, quando os tubos PEAD tem o diâmetro reduzido de 500 mm para 300 mm. Ainda na Rua Santa Catarina, a ligação vai até à Rua Alagoas, voltando pela Rua Santa Catarina e encerrando na Praça Oswaldo Colombini, no reservatório do Parque Industrial, com capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros de água.

“O reservatório do Parque Industrial agora é abastecido por gravidade pelo reservatório do Distrito Industrial III, que tem capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água. Tínhamos problemas sérios de abastecimento na região sul e leste e estamos conseguindo resolver. O Saema nunca trabalhou tanto como nesses dois últimos anos”, salientou a presidente da autarquia, Marluce Natália de Goes Lima.

O serviço de construção do Sabaz Sul foi terceirizado pelo Saema e ficou a cargo da empresa GRSP Saneamento e Serviços. Já as obras no trecho subterrâneo à Rodovia Anhanguera contou com outra parceria formada pela autarquia e a MRV Engenharia, em certidão de diretrizes. Os investimentos totais nessa nova rede de distribuição de água são da ordem de R$ 2 milhões.

 

Etapa 1 da Sabaz Leste também está pronta

Nesta terça-feira (29) a Prefeitura e o Saema inauguram às 10 horas a primeira etapa do Sistema de Sistema de Abastecimento de Água da Zona Leste (Sabaz Leste), uma rede exclusiva para a região da cidade que sofre com a falta de água há mais de 10 anos, principalmente no verão e finais de semana.

Esta primeira etapa, com 5,5 km, interligou a rede de água da Rua Lins à Estação Elevatória do José Ometto, com uma rede exclusiva levando cerca de 90 litros/segundo de água. A segunda etapa consiste em mais 2,5 km de tubulação, da Rua Lins até a ETA do Jardim Cândida. Quando as obras estiverem totalmente concluídas, o Sabaz Leste fará a interligação entre a Estação de Tratamento de Água, no Jardim Cândida, e a Estação Elevatória do José Ometto, em frente ao Estádio Hermínio Ometto, com a instalação de cerca de 8km de tubos de 630 mm de diâmetro, levando aproximadamente 400 litros/segundo de água.

Secom Prefeitura de Araras/Saema

Back to top