Telefone de Emergência 24 horas

0800 014 4321

  • Print Friendly, PDF & Email

Obra: construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto

19/02/2018

OBRA: Construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE
LOCAL: Avenida Orpheu Manenti, s/n – Horto Florestal, Parque Tiradentes

DESCRIÇÃO/JUSTIFICATIVA:

Na quarta-feira, dia 10 de setembro de 2015, nas dependências da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, foi registrado o desmoronamento de parte das paredes de concreto de dois dos três reatores que compõem o seu sistema de tratamento. A ruína deu-se em virtude da fadiga do material, uma vez que os reatores encontravam-se em operação desde o início de suas atividades, em 1990.

HISTÓRICO DAS OBRAS DA ETE E INTERCEPTORES

2011 – Município é contemplado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2, através do termo de compromisso nº 0350.849-46/2011 do Ministério das Cidades, no qual estava previsto a realização da Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, construção da Estação Elevatória de Esgoto e Interceptor de Esgoto.

2012 – Realizada a licitação para a execução das referidas obras onde a empresa vencedora iniciou os trabalhos.

2014 – Devido à entraves financeiros relativos às medições, o contrato expirou e o Saema optou por não renová-lo.

2015 – A obra é dividida em duas partes e licitadas separadamente, sendo: 1 – Interceptor e Elevatória de Esgoto, 2 – Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto. É realizada licitação apenas da parte 1 e a empresa vencedora deu início às obras.

Ainda em 2015, o desmoronamento dos reatores inviabilizam a operação da ETE por completo.

2016 – Inicia-se a parte 1 e é realizada a licitação para a parte 2 onde o objeto trata-se da contratação de empresa de engenharia especializada para implantação de Estação de Tratamento de Esgoto – ETE por método de reatores UASB.

Dezembro de 2016 é assinado contrato com a empresa vencedora do processo licitatório.

2017 –  Nova administração assume o Saema e se organiza para dar continuidade às obras e aguarda liberação da verba Federal. O então prefeito, Pedro Eliseu Filho e o novo presidente executivo do Saema, Rubens Franco Junior, vão à Brasília protocolar o projeto na intenção de receber o aceite do Ministério das Cidades e dar início à obra que voltaria a tratar o esgoto da cidade.

Em 6 de novembro de 2017, o Saema é comunicado via Ofício do Ministério das Cidades que, após análise de documentos apresentados com o projeto para a construção da nova ETE, contatou-se que o sistema de tratamento apresentado não estaria de acordo com as necessidades do município e, portanto, um novo projeto deveria ser apresentado à CAIXA com tecnologia de tratamento de uso consolidado no país, compatível com a vazão do TC e que substituísse o anterior.

No início de dezembro de 2017, o Saema enviou à CAIXA a documentação técnica contendo nova proposta de melhorias da ETE e solicitou a reprogramação contratual para posterior abertura de processo licitatório e contratação de empresa executora.

2018 – Em 5 de janeiro, a autarquia pagou o montante no valor de R$ 38.110,00 para início da análise da documentação apresentada. Em 12 de janeiro, a CAIXA retornou ao Saema confirmando o recebimento do montante e informou o prazo de análise e retorno ao proponente, sendo de 30 dias úteis a partir da comprovação do pagamento, portanto, a previsão de retorno é dia 27 de fevereiro de 2018.

26 de fevereiro de 2018 – Saema e Prefeitura receberam Parecer Técnico da Engenharia – Reprogramação e Medição, informando pendências técnicas para a aprovação da reprogramação referente ao Contrato 0350.849-46 – Ampliação da ETE de Araras EEE’s e Interceptores Condicionantes.

A correção dos itens mencionados no parecer e as análises dos quantitativos estão sendo preparadas para que sejam novamente encaminhadas à CAIXA. Conforme informado pela CAIXA, a correção e análise poderão acarretar novo encaminhamento de pendências.

*Para saber mais sobre valores, tecnologia, etapas e prazos do novo projeto CLIQUE AQUI.

 

 

 

Telefone de Emergência 24 horas

0800 014 4321