Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras
FALTA D'ÁGUA - REGIÃO LESTE
Escrito por Divisão de Comunicação   
Ter, 09 de Janeiro de 2018 12:41

 Medidas emergenciais pretendem minimizar falta d'água na região Leste, problema ocorre há mais de dois anos

 

 

Na manhã de ontem (9) o presidente do Saema, Rubens Franco Junior, realizou uma reunião emergencial para tratar da falta d’água nos bairros da região Leste do Município.

Há mais de dois anos, moradores daquela região sofrem com a falta d’água em alguns dias da semana. "O que avaliamos é que normalmente ocorre aos finais de semana e agora em janeiro isso tem ocorrido em outros dias devido ao calor e ao período de férias escolares", comenta Franco.

 

Motivo da falta d'água

Com as recentes urbanizações, a demanda de água cresceu muito frente a oferta, ocasionando atualmente, dificuldade no abastecimento naquela localidade sem que houvessem mudanças na estrutura das redes de água para abastecê-los, além do aumento do consumo de água após o período de racionamento.

"No ano passado estivemos focados em dar início à obra para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto - ETE e acabamos levando todo o ano até encontrar a solução para isso, agora, em 2018, além daquela obra, estamos empenhados em solucionar de uma vez por todas a situação da falta d’água na região Leste, e isso já está acontecendo", explica.

 

Obra principal para solucionar o problema

A autarquia realizará a implantação do Sistema de Abastecimento de Água SABAZ – Leste, o objetivo é ampliar a vazão de água tratada que chega na região. A obra, em fase de levantamento topográfico, irá interligar o reservatório da Estação de Tratamento de Água – ETA do Saema direto no reservatório da Estação Elevatória de Água Tratada – EEAT, situada na Avenida Augusto Viola da Costa. A rede possui uma extensão de 7.630 metros e diâmetro interno de 600mm, grande parte da sua trajetória será pelas vias marginais.

 

Medidas emergenciais

Durante a reunião, foram definidas medidas emergenciais para minimizar o problema. “Algumas ações que envolvem interligação de redes do centro com o bairro Jardim Fátima; instalação de válvulas redutoras de pressão e de um controlador de nível, entre outras, são medidas que serão tomadas apenas para diminuir a falta de água até que a nova rede fique pronta”, finaliza.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (19) 3543-5500 ramal 5532 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

Comunicação/Saema

 
DEDETIZAÇÃO
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qui, 28 de Dezembro de 2017 15:09

Dedetização acontece nos bairros Jardim Itapuã e Jardim Tarumã

 

O Saema informa que o serviço de dedetização na rede de esgoto para extermínio de insetos será realizado nesta sexta-feira, 29, nos bairros Jardim Itapuã e Jardim Tarumã.

A autarquia orienta os moradores para que tapem os ralos com pano úmido para evitar que o veneno aplicado entre na residência. Em caso de chuva, o serviço será cancelado e reagendado. Mais informações ligue 0800-014-4321. 

 
SERVIÇOS - DESENTUPIMENTO DE ESGOTO
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qua, 27 de Dezembro de 2017 15:27

Saema substituiu mais de 450 metros de rede de esgoto em 2017

 

 

O descarte de materiais sólidos e gordura são os maiores responsáveis pelo entupimento na rede e refluxo do esgoto. Esses dejetos descartados de maneira incorreta se acumulam impedindo a passagem do esgoto pelas tubulações resultando em vazamentos e consequentemente mau cheiro nos bairros da cidade. Quando isso acontece, o Saema é acionado e uma equipe realiza a manutenção necessária que inclui a troca de parte da rede danificada.

Em 2017, foram trocados mais de 450 metros de rede de esgoto pela equipe do Saema. “Apesar da manutenção constante dessas redes, é impossível evitar que situações como essa aconteçam. Infelizmente encontramos muito lixo na rede de esgoto e a quantidade de estopa descartada incorretamente nessa rede também é muito grande e prejudica toda a cidade”, explica Flávio Nunes, chefe de redes de esgoto do Saema.   

Para aumentar a conscientização na cidade, o Saema iniciará uma nova campanha em janeiro de 2018. “Estamos preparando um material informativo amplo sobre entupimentos na rede de esgoto e também vamos organizar equipes para orientar os munícipes quanto a isso”, comenta o presidente do Saema, Rubens Franco Junior.

 

Entupimento na rede de esgoto da Avenida Limeira

No último domingo (24) o Saema foi acionado após munícipes relatarem um forte odor na Avenida Limeira. Após vistoria, foi verificada uma grande quantidade de lixo, o que ocasionou o entupimento da rede e o vazamento do esgoto. “O Saema está tomando todas as providências para que a tubulação seja desobstruída e contamos com a compreensão dos munícipes, inclusive orientando os familiares para que não descartem materiais sólidos na rede de esgoto”, disse Franco.

 Em caso de dúvidas ou denúncia de vazamento de esgoto/mau cheiro, o Saema deve ser acionado imediatamente pelo telefone de emergência 24 horas 0800 014 4321. 

 
COMUNICADO - MARIMBONDO, FLAMBOYANT E BELA VISTA
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qua, 27 de Dezembro de 2017 10:19

COMUNICADO: manutenção programada poderá ocasionar falta d’água

 

 

O Saema comunica aos moradores do bairro Marimbondo que, devido à limpeza no reservatório do Saema, poderá faltar água durante essa quinta-feira (28). Também nesta quinta-feira será realizada uma interligação da rede de água para o bairro Terra Nobre e poderá faltar água nos bairros Jardim Flamboyant e Jardim Bela Vista. Após as manutenções o abastecimento será normalizado.

 Contamos com a compreensão de todos e estamos à disposição para mais esclarecimentos. 

  

 
OBRAS - ESGOTO
Escrito por Divisão de Comunicação   
Qua, 20 de Dezembro de 2017 07:39

Obras visando o fim do mau cheiro são executadas pelo Saema

Após queixas dos munícipes o Saema reforçou as vistorias nas redes de esgoto da cidade à procura de possíveis rompimentos

 

 

O Saema intensificou vistorias nas redes de esgoto da cidade à procura de possíveis rompimentos causados pelo desgaste natural dos materiais, despejo de água da chuva ou de materiais sólidos na rede de esgoto, entre outros, que possam estar causando o mau cheiro. As vistorias estão concentradas principalmente no entorno do Ribeirão das Furnas, onde há maior número de queixas dos munícipes sobre o forte odor.

 

Na última quinta-feira, dia 14, o Saema localizou um rompimento na Avenida Dona Renata onde foi necessário realizar a troca de cerca de 10 metros de extensão da rede de esgoto, danificada após uma obra realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas na rede de águas pluviais daquele local. Ainda na semana passada, dia 15, a autarquia recebeu uma denúncia anônima de que uma empresa do município estaria despejando esgoto in natura em um condomínio residencial, o que também estaria provocando o mau cheiro na cidade.

 

“Enviamos equipes até o condomínio para verificar se se tratava realmente de uma rede de esgoto e se pertencia ao Saema. Verificamos que se tratava de uma rede coletora de esgoto particular que havia se rompido e estava despejando o esgoto no terreno. Imediatamente comunicamos a empresa que assumiu a responsabilidade realizando o reparo na manhã seguinte”, explica o presidente da autarquia, Rubens Franco Junior.

 

Leia mais...
 
COMUNICADO - JD. SOBRADINHO E SÃO LUIZ
Escrito por Divisão de Comunicação   
Seg, 18 de Dezembro de 2017 12:43

COMUNICADO: manutenção programada poderá

ocasionar falta d’água

 

 

Saema comunica aos moradores dos bairros Jardim Sobradinho e Jardim São Luiz que, devido à uma manutenção na rede do Saema, poderá faltar água durante essa quinta-feira (21). Após a manutenção o abastecimento será normalizado. 

Contamos com a compreensão de todos e estamos à disposição para mais esclarecimentos.  

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa